segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Vida de William Shakespeare

William Shakespeare nasceu na Inglaterra, na cidade de Stratford-upon-Avon, em 1564. Apesar de ter frequentado apenas os cursos elementares, era um leitor assíduo dos escritores da literatura clássica antiga, como Homero, Plutarco e Sêneca  Era também um profundo conhecedor da Bíblia.

Aos 21 anos mudou-se para Londres, já casado com Anna Hathaway, com quem teve três filhos. Na capital inglesa foi primeiramente ator, na companhia teatral do Conde de Leicester. Mas tarde, já com seu próprio grupo de teatro, passou não só a representar, como principalmente a adaptar peças antigas, escrevendo um grande número de farsas, comédias, dramas históricos, pastorais e tragédias, as quais atraíram um enorme público, sempre obtendo notável êxito. Tornou-se tão famoso e admirado que chegasse a ser chamado à Corte para representar para a rainha Elizabeth I.
Sem sombra de dúvidas, Shakespeare é a figura mais expressiva da literatura inglesa. Foi o maior poeta e dramaturgo do Renascimento na Inglaterra.
Outras obras do autor:

- Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade.

- Tragédias : Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.

- Dramas Históricos : Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário